Contato: + 55 54 3045-4070

Fisioterapia

 

              


Fisioterapia


A cirurgia bariátrica tem sido crescentemente utilizada para o tratamento de paciente com obesidade mórbida. Apesar de seu consagrado benefício quanto à redução de peso, aumento na longevidade e promoção da qualidade de vida, é cercada de potenciais complicações, dentre as quais as doenças respiratórias. A prevenção e o manejo destas complicações em nível hospitalar requerem condutas embasadas cientificamente, envolvendo a área da pneumologia e da fisioterapia.

Qual o papel do fisioterapeuta na minha recuperação pós-cirúrgica?
A abordagem fisioterápica é realizada no primeiro contato com o paciente após a cirurgia, na sala de recuperação. Prossegue com o acompanhamento do paciente até o leito de internação, onde recebe orientações quanto ao posicionamento, saída do leito e deambulação precoces. É também orientado a realizar exercícios respiratórios para promover a expansão pulmonar, em especial com exercícios ativos e com inspirometria de incentivo. 

Finalmente, o tratamento fisioterápico assiste na remoção de secreções pulmonares, e estimula a realização de exercícios de membros inferiores e deambulação.