Contato: + 55 54 3045-4070

SERVIÇOS

Gastroenterologia clínica e Cirurgica


Doença do Refluxo

O que é doença do refluxo?
É a doença que ocorre quando o refluxo de conteúdo do estômago para dentro do esôfago causa sintomas que incomodam o paciente. É também conhecida como doença do refluxo gastroesofágico.
A doença do refluxo é comum?
Sim. Em nosso meio, ela está presente em 10 a 20% da população adulta. Pode também acometer crianças no primeiro ano de vida. No entanto, a maioria dessas crianças se recupera espontaneamente da doença até um ano e meio de vida.
Como posso saber se tenho doença do refluxo?
O sintoma principal é a AZIA, também conhecida entre os médicos como PIROSE. Este sintoma é descrito como uma sensação de queimação que se inicia na boca do estômago e se irradia em direção ao pescoço. A azia costuma ocorrer após as refeições, em especial quando o paciente come demais ou ingere determinados alimentos, como doces, pães, frutas ácidas, cafezinho, chocolate e alimentos gordurosos. Outros sintomas são a regurgitação (retorno de material azedo do estômago para a garganta, após as refeições) e dificuldade para engolir. Quando estes sintomas ocorrem em uma freqüência e intensidade suficientes para incomodar o paciente, suspeita-se da presença da doença do refluxo. Ainda certos podem apresentar tosse, rouquidão, chiado no peito, pigarro e dor no peito.
O que causa a doença do refluxo?
O motivo principal é um mal funcionamento da válvula anti-refluxo que existe entre o esôfago e o estômago. Isto ocorre principalmente em pessoas com hábitos inadequados, como os de ingerir alimentos gordurosos, cítricos ou chocolate em excesso, comer rápido, tomar bastante líquido durante as refeições, comer poucas vezes e em grande quantidade, e jantar tarde. Destacam-se também outros fatores como excesso de peso, fumo, consumo de álcool e estresse exagerado, os quais podem contribuir para o aparecimento e a perpetuação da doença. Há ainda os pacientes com um defeito anatômico, conhecida como hérnia de hiato. A hérnia enfraquece a válvula e contribui bastante para o aumento do refluxo gastroesofágico. No entanto, pouco se sabe porque certas pessoas têm hérnia e outras não.
Na suspeita de doença do refluxo, o que devo fazer?
Você deve procurar um médico clínico geral ou especialista em gastroenterologia. Ele vai detalhar os seus sintomas em uma simples consulta e definir a necessidade ou não de exames, como a endoscopia. Lembre-se que a automedicação é uma conduta errada, podendo mascarar problemas de saúde mais graves ou dificultar o diagnóstico correto da doença do refluxo no caso da persistência dos sintomas. É bom lembrar que medidas promotoras de saúde são sempre recomendáveis, como se alimentar mais devagar, diminuir o consumo de alimentos gordurosos, controlar o peso, parar de fumar e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.