Pacientes ganham peso após cirurgia bariátrica

Pacientes ganham peso após cirurgia bariátrica

4131
0
COMPARTILHAR

A cirurgia de redução de estômago é o método mais usado no Brasil para tratamento de obsesos graves, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. Pesquisa do Departamento de Nutrição da UnB mostra que os resultados nem sempre são os esperados, e que não existem milagres para emagrecer. Ao acompanhar 80 pacientes do HUB que operaram há mais de dois anos, a nutricionista Fernada Bassan observou que 73% voltaram a engordar, sendo que 23% tiveram ganho de peso significativo, ou seja, 10% acima do menor peso que atingiram após a cirurgia. “O paciente precisa ter consciência de que só a cirurgia, sem mudança de hábitos alimentares, não vai funcionar”, diz Fernanda.

O estudo detectou duas variáveis que contribuem para o ganho de peso após a cirurgia:

  • A má qualidade da alimentação
  • O tempo passado desde a operação.

A cada ano que passa, o ponteiro da balança sobe um pouco mais. “O tempo após o procedimento é diretamente proporcional ao ganho de peso”, diz. “Isso mostra que mesmo tendo cuidado, a pessoa vai ganhar”. Essa operação, chamada de redução bariátrica, usa grampos para isolar boa parte do estômago e cerca de 100 centímetros do intestino delgado. Assim o corpo comporta – e absorve – menos alimento.

obesa ou magra

O processo é irreversível, mas o ganho de peso pode ser favorecido pela ingestão de produtos que não saciam, mas são calóricos, como bebidas alcóolicas e açúcares. Engordando, o paciente também pode sofrer uma dilatação na ligação entre o estômago e o intestino que lhe permite acomodar mais comida.

A professora Kênia Baiocchi diz que uma dieta saudável pode reduzir os efeitos do tempo pós-cirurgia, ainda que não totalmente. “O estudo reforça que a cirurgia é só um facilitador. Há risco de reganho de peso principalmente entre aqueles que não aproveitam o tempo para adotar um estilo de vida mais saudável. Mas a qualidade da dieta não garante emagrecimento. É apenas um amenizador”, explica.
Fonte: Secom UnB

 

Participe do 1º Workshop sobre REGANHO DE PESO APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA Ao vivo e Online pela Internet. Faça sua inscrição no site www.canaldiabesidade.com.br fornecendo seu nome, cidade e e-mail e no dia 05 de agosto às 18h30 fala o login no site assista e participe através do CHAT interativo.

workshop


Para mais informações sobre esse assunto entre em contato conosco
Ligue : + 55 54 3045-4070
Página do Facebook : Clínica Gastrobese
Acesse: www.gastrobese.com.br
Nosso canal no youtube

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta