08 dicas práticas para cuidar da alimentação nas festas de fim de...

08 dicas práticas para cuidar da alimentação nas festas de fim de ano.

Não são proibições, são pequenos cuidados para quem não quer descuidar, mesmo nas festas de fim ano aonde é típico uma ingesta alimentar maior devido á variedade de pratos. Lembre-se da variedade, quantidade e moderação!!!

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01 – Não se esqueça de fracionar as refeições também nos dias de festa (ou seja, se alimente a cada 3 horas), não permanecendo assim por longos períodos em jejum até a ceia.
02 – Escolha bem os alimentos que consumirá, dando preferência às aves, que têm menos calorias, como chester e peru, retire a pele para consumir pois é aonde há mais gorduras.
03 – Prefira consumir os alimentos que são típicos de Natal, deixando de comer aqueles que estão disponíveis o ano todo, mas preste atenção às quantidades.
04 – Consuma frutas in natura, acrescente as saladas uva passa damasco e outras frutas secas.
05 – Não abra mão das saladas, legumes, verduras, folhas são sempre uma boa pedida além de serem saudáveis e menos calóricas.
06 – Não tente ficar em jejum no dia seguinte para compensar a alimentação das festas, apenas tenha moderação no dia da festa e volte à rotina alimentar normal no dia seguinte.
07 – Mastigue devagar (principalmente os alimentos de que você mais gosta).
08 – Invista no consumo de frutas e beba bastante água e líquidos (também pode recorrer aos sucos de frutas naturais, água de coco) isso vale para o dia seguinte também, mantenha-se hidratado.

Não são proibições, são pequenos cuidados para quem não quer descuidar, mesmo nas festas de fim ano aonde é típico uma ingesta alimentar maior devido á variedade de pratos. Lembre-se da variedade, quantidade e moderação!!!

Cuide-se e boas festas!

Cláudia Ghiasson  – CRN 11619
Nutricionista Clínica Gastrobese

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