COMPARTILHAR

O que é Artrogripose?

Artrogripose é o nome dado à malformação das articulações do bebê, ocasionando limitação de movimento e menor força muscular. Nesse quadro, o bebê tem dificuldade em mover as articulações devido a uma contratura.

Normalmente, na artrogripose as articulações não se desenvolvem, a cápsula articular (membrana que envolve as articulações) se torna fibrosa e espessa, dificultando os movimentos. Além disso, os tendões se tornam fibrosos e o músculos ficam atrofiados e desenvolvem infiltrações de gordura. Tudo isso faz com que a criança não consiga mover as articulações que estão com este dano.

De modo geral a artrogripose é congênita e rara, ocorrendo em 1 a cada 10 mil bebês nascidos vivos.

Causas

A artrogripose pode ser primária, quando se trata da artrogripose múltipla congênita, ou secundária, quando ela é ligada a alguma outra síndrome.

De modo geral, os problemas da articulação característicos da artrogripose ocorrem devido à falta de movimentação dentro do útero. Isto leva à atrofia dos músculos e rigidez da cápsula muscular (membrana que envolve a articulação), o que resulta na limitação dos movimentos naquela região.

Essa falta de movimentação pode ocorrer devido a diversos fatores:

  • Doenças do Sistema Nervoso Central, como anencefalia e redução das células nervosas da medula, que afetam o desenvolvimento motor do bebê. Eles são responsáveis por 93% dos casos de artrogripose múltipla congênita
  • Perda de líquido amniótico, o que diminuí a capacidade do bebê de se mover
  • Gestações de múltiplos, em que o bebê acaba tendo menos mobilidade por falta de espaço
  • Complicações da saúde materna, como esclerose múltipla ou problemas vasculares no útero
  • Síndromes genéticas que podem afetar diversos aspectos do desenvolvimento do bebê. Existem mais de 170 condições genéticas relacionadas à artrogripose e estas síndromes podem envolver os cromossomos comuns, sendo normalmente alterações no gene dominante, mas também podem estar ligadas à problemas no cromossomo sexual X.

Além disso, um estudo conduzido pela especialista em medicina fetal Adriana de Melo e publicado na revista científica Ultrasound in Obstetrics & Ginecology, relacionou o aparecimento de casos de artrogripose na Paraíba com a infecção materna pelo Zika vírus

A relação entre as duas doenças não foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde ou pelo Ministério da Saúde, mas os danos causados pela microcefalia (outra doença relacionada do feto ao Zika vírus), por exemplo, podem levar ao desenvolvimento da artrogripose. Como ela pode afetar o sistema nervoso central, isso poderia causar problemas de mobilidade no bebê e resultar na artrogripose.

Sintomas de Artrogripose

O principal sintoma da artrogripose é a perda de mobilidade da articulação. O bebê pode nascer com ela flexionada ou estendida, mas logo no nascimento o pediatra consegue notar que o pequeno não é capaz de alterar essa posição.

Normalmente as articulações apresentam características específicas:

  • Ombros: eles podem ficar inclinados, voltados para dentro do tronco e até mesmo internamente rotacionados
  • Cotovelos: eles normalmente estão em extensão, deixando os braços permanentemente esticados, mas em alguns casos a criança pode nascer com eles em flexão
  • Punhos: os punhos costumam estar em flexão e mais voltados na direção do dedo mínimo
  • Dedos das mãos: os dedos costumam ser afilados e ficam dobrados, com o polegar preso a palma
  • Quadris: É comum que alguns bebês apresentam luxação nos quadris, o que impede os movimentos de abertura
  • Joelhos: Os joelhos normalmente estão em extensão, mas também podem aparecer flexionados
  • Tornozelos: os pés ficam semelhantes ao pé torto congênito, voltados para dentro (posição equinovara), mas alguns bebês podem apresentar os pés voltados para fora.

Além dessas características, é possível notar que a pele nas articulações não costuma ter as fendas, pregas e reentrâncias, comuns do movimento.

É importante ressaltar que a maioria das crianças que desenvolve artrogripose, principalmente a artrogripose múltipla congênita, não desenvolve problemas cognitivos, apresentando inteligência e desenvolvimento normal


Ligue : + 55 54 3045-4070
Página do Facebook : Clínica Gastrobese
Acesse: www.gastrobese.com.br
Nosso canal no youtube

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta