Contato: + 55 54 3045-4070

Notícias

 

              



Estudo questiona "obesidade saudável"

Será possível manter-se saudável a partir da prática de exercícios físicos, mesmo apresentando um quadro de obesidade? De imediato, é possível pensar que é melhor estar acima do peso e manter a atividade física do que ser magro e sedentário. Esta ideia, no entanto, está sendo questionada em um estudo divulgado recentemente pela publicação científica "International Journal of Epidemiology".

O estudo, realizado pela Universidade de Umea, na Suécia, aponta que a obesidade é capaz de "anular" benefícios conquistados com a realização, ainda que frequente, de exercícios físicos. A conclusão, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada neste mês de fevereiro, é de que uma pessoa obesa, mesmo fazendo exercícios regularmente, não será capaz de manter uma vida melhor e com menos doenças.

Os cientistas acompanharam 1,3 milhão de homens jovens no país para fazer o levantamento. "Quando analisaram dados relacionados a fatores de obesidade e exercício físico, os cientistas constataram que quem era magro e sedentário tinha risco de morrer (de qualquer causa) 30% menor do que aqueles que eram obesos, mas estarias supostamente em forma", destaca a matéria.

Para o endocrinologista Rogério Friedman, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), se a redução da obesidade for a meta de quem inicia a prática regular de atividades físicas, o resultado pode não ser o esperado. A universidade gaúcha realizou estudo sobre o tema com voluntários. E, de acordo com o médico, observou-se que "o exercício sistemático não contribui em nada para a redução da obesidade". Ele ressalta que quem quer emagrecer deve "cuidar do que come".

Citando ainda um outro estudo, este realizado por pesquisadores da Universidade do Mississipi (EUA), a reportagem sugere que, seja como for, "do ponto de vista dos anos de vida ganhos, vale a pena, independentemente do nível de massa corporal de cada um."

-----------------------------------------------------------------------------------
Curta e siga nossa página aqui pelo Facebook Gastrobese Clinica
Acesse: www.gastrobese.com.br
Nosso canal no youtube:
https://www.youtube.com/user/gastrobese