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A estação mais quente do ano, o verão chegou, é fundamental manter o corpo hidratado. O desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a desidratação, que causa sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Para repor a água perdida ao longo do dia, o ideal é criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Manter uma garrafa de água por perto é uma boa dica para não descuidar da hidratação do corpo, além da ingestão de água, sendo recomendável no mínimo dois litros para manter o corpo hidratado, outros líquidos podem contribuir para garantir a hidratação, principalmente nos dias mais quentes, são eles:
*Água de coco
Além de refrescante, é saborosa, pouco calórica e rica em vitaminas e minerais, que auxiliam na reposição de eletrólitos perdidos com o suor por exemplo. Uma dica interessante é fazer cubos de gelo com ela para utilizar com a água.
*Frutas
Podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. Frutas suculentas são recomendadas como abacaxi, melancia, melão, manga, laranja, pera, uva e morango e também são ótimas opções de lanches.
*Sucos de frutas
Sem adição de açúcar é claro, os sucos naturais são uma opção para não descuidar da hidratação e refrescar. Os sucos detox também entram nesta lista, são compostos por ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras, que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.
*Chás quentes ou gelados
*Auxiliam a manter o corpo hidratado, são refrescantes, possuem baixo valor calórico, são diuréticos e em alguns casos podem auxiliar também no processo detox, vale ressaltar que no preparo do chá a água deve ser aquecida e não fervida durante a infusão, pois isso elimina as propriedades das ervas utilizadas. Pode ser consumidos em temperaturas mais quentes ou gelados.

Mantenha uma hidratação adequada aliada a uma alimentação balanceada!

Claúdia Ghiasson
CRN: 11619
Nutricionista Clínica Gastrobese