Contato: + 55 54 3045-4070

Notícias

 

 

 

              

 

 

 

O efeito do ômega 3 na memória e na função cognitiva

 

Naturalmente perdemos nossa função cognitiva com o envelhecimento e a doença Alzheimer é uma das mais conhecidas, atingindo altamente a população. Sendo que sua incidência vem crescendo, visto que a expectativa de vida da população vem crescendo a cada levantamento. 
Portanto o cuidado na prevenção da perda de memória e na diminuição das funções cognitivas tem levado a busca dos pesquisadores do mundo todo, incluindo os cuidados alimentares para a manutenção da nossa saúde neuronal.
A alimentação passou a ser investigada mais a fundo, especialmente os ácidos graxos ômega-3, pois muitos estudos de observação, intervenção e de experimentação tem sidos realizados indicando uma diminuição do risco de déficit cognitivo e de memória pelo consumo diário de ômega -3. 
Um trabalho de revisão de literatura desenvolvido no Brasil (Waitzberg e Garla, 2014), encontrou em diversos estudos avaliados, o papel protetor que o w-3 tem na prevenção de perda cognitiva leve, demência e de diminuição da progressão do Alzheimer. Entretanto, ressaltam os pesquisadores, é de suma importância a compreensão dos mecanismos associados à ação do w-3 na nossa saúde cognitiva.
Marina da Silva Pereira
CRN 9938

Fonte: 
Waitzberg D, Garla, P. Revision Contribución de los Ácidos Grasos Omega-3 para la Memoria y la Función Cognitiva. Nutricion Hospitalaria, 2014;30(3):467-477