Contato: + 55 54 3045-4070

Psicologia

 

              

PSICOLOGIA


Diante do crescimento epidêmico da obesidade e doenças associadas, a necessidade em adotarem-se medidas eficazes de controle torna-se indispensável. Nos casos mais graves, o tratamento cirúrgico é a solução mais efetiva. Os efeitos e benefícios da cirurgia bariátrica podem estender-se a toda família. Por isso torna-se fundamental o apoio de amigos e familiares, pois a mudança de comportamento é necessária para a manutenção da perda de peso. Além disso, esta mudança serve de inspiração para que outras pessoas adotem um estilo de vida saudável.

A partir do momento em que o paciente toma a decisão de realizar a cirurgia bariátrica, é de suma importância a escolha de uma equipe Bariátrica adequadamente constituída na qual o cirurgião possa contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar e multiprofissional. Toda esta equipe auxiliará o cirurgião no cuidado peri-operatório, servindo de apoio e amparo para que os pacientes sejam avaliados e orientados de forma completa e cuidadosa.


O psicólogo irá preparar o paciente para as mudanças pessoais, sociais e laborais decorrentes da perda expressiva de peso. Modificações de imagem corporal, noção de volume alimentar, medo de engordar, reganho de peso, ansiedade, depressão e compulsão são alguns dos ajustes psico-emocionais que deverão estar apoiado em um profissional com treinamento constante neste novo campo da psicologia. Ainda, a psicologia tem papel fundamental na elaboração de um plano para modificação do estilo de vida individualizada para cada paciente.