Contato: + 55 54 3045-4070

Dermatologia

....................

Suor excessivo tem tratamento?

Hiperhidrose significa um excesso desagradável de suor em uma ou várias regiões do corpo. A hiperhidrose é definida como uma sudorese que ultrapassa a necessidade de termorregulação (controle da temperatura corporal), é uma condição benigna, mas pode trazer desagrado a seus portadores .

É chamada hiperhidrose primária quando não tem uma doença causadora do quadro e secundária quando é causada por uma doença de base como: hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos, menopausa ou obesidade.

O exercício físico, a temperatura ambiente, ansiedade, febre e ingestão de comida condimentada podem ser fatores desencadeantes.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, medicações orais ( o que exige acompanhamento médico), aplicação de toxina botulínica e cirurgia.

A aplicação de toxina botulínica é feita com anestesia local ( cremes), através de múltiplas punturas nas áreas de maior sudorese. O efeito máximo ocorre em cerca de 2 semanas. O tratamento apresenta boa eficácia, com interrupção da sudorese na área tratada. A duração do efeito é de 6 a 8 meses, dependendo do metabolismo de cada paciente.......................................................................................................................................................