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Alimentação, Obesidade, reganho de peso

01 – Não se esqueça de fracionar as refeições também nos dias de festa (ou seja, se alimente a cada 3 horas), não permanecendo assim por longos períodos em jejum até a ceia.
02 – Escolha bem os alimentos que consumirá, dando preferência às aves, que têm menos calorias, como chester e peru, retire a pele para consumir pois é aonde há mais gorduras.
03 – Prefira consumir os alimentos que são típicos de Natal, deixando de comer aqueles que estão disponíveis o ano todo, mas preste atenção às quantidades.
04 – Consuma frutas in natura, acrescente as saladas uva passa damasco e outras frutas secas.
05 – Não abra mão das saladas, legumes, verduras, folhas são sempre uma boa pedida além de serem saudáveis e menos calóricas.
06 – Não tente ficar em jejum no dia seguinte para compensar a alimentação das festas, apenas tenha moderação no dia da festa e volte à rotina alimentar normal no dia seguinte.
07 – Mastigue devagar (principalmente os alimentos de que você mais gosta).
08 – Invista no consumo de frutas e beba bastante água e líquidos (também pode recorrer aos sucos de frutas naturais, água de coco) isso vale para o dia seguinte também, mantenha-se hidratado.

Não são proibições, são pequenos cuidados para quem não quer descuidar, mesmo nas festas de fim ano aonde é típico uma ingesta alimentar maior devido á variedade de pratos. Lembre-se da variedade, quantidade e moderação!!!

Cuide-se e boas festas!

Cláudia Ghiasson  – CRN 11619
Nutricionista Clínica Gastrobese