Blog

Acne no Adulto e a Importância do Acompanhamento Hormonal

A acne, alteração de pele comum na adolescência, pode também surgir em mulheres na vida adulta. Dados epidemiológicos em países ocidentais sugerem que a prevalência de acne em adultos com mais de 25 anos é de aproximadamente 50%, com predominância feminina.

Muitas vezes acontece por persistência da acne juvenil, mas em outros casos são alterações hormonais da idade adulta que justificam o aparecimento da acne.

A Síndrome dos ovários policísticos é uma das principais causas de aparecimento da acne da mulher adulta. Está associada com irregularidade da menstruação e ganho de peso, além de desenvolvimento de pré-diabetes.

Alterações nas glândulas supra-renais, que produzem os hormônios masculinos e aumento da sensibilidade da pele a estes hormônios também devem ser investigadas, além é claro, de acompanhamento com Dermatologista para o tratamento local da acne.

Além das alterações hormonais, o desenvolvimento e a gravidade da acne podem estar associados a predisposição genética, uso de produtos cosméticos, tabagismo, estresse, exposição à poluição e o comportamento alimentar.

Recente publicação de um estudo francês NutriNet-Santé avaliou a associação do consumo de produtos gordurosos e açucarados, bebidas açucaradas e leite e a presença de acne em adultos. O resultado do estudo foi de uma possível associação em virtude da alta carga glicêmica, que aumenta os níveis circulantes de IGF-1 e insulina, gerando aumento de estresse oxidativo e inflamação, além de aumento na produção de sebo, responsáveis pelo desenvolvimento de acne.

Assim, a avaliação do Endocrinologista é fundamental, pois através do exame clínico e exames laboratoriais faz-se o correto diagnóstico, além de propor o tratamento adequado para corrigir o distúrbio hormonal e outras possíveis causas.

Agende a sua avaliação na Clínica Gastrobese.

Open chat