Blog

Aspectos Nutricionais na Colocação do Balão Intragástrico

O balão intragástrico (BIG) constitui um método endoscópico de tratamento da obesidade eficaz quando associado a mudanças de hábitos alimentares, atividade física e acompanhamento com equipe multidisciplinar.

Previamente a colocação do BIG, a avaliação nutricional e antropométrica tem como ponto de partida a identificação da rotina alimentar, avaliação física por meio de bioimpedanciometria, verificação de medidas, orientações de como será o processo no âmbito alimentar, modificação da alimentação em relação a consistência, adequação e fracionamento das porções.

Após a colocação do BIG propõem-se a otimização dos resultados seguidos de dieta líquida e pastosa induzindo um deficit calórico para redução ponderal de peso, preservando o estado nutricional do paciente, normalizando a consistência de dieta conforme evolução.

O BIG é método temporário e implica na mudança de estilo de vida do paciente durante e após o término do tratamento para a manutenção dos resultados obtidos.

Aspectos Importantes e fases alimentares:

*fase líquida: esta é a primeira fase alimentar após a colocação do BIG, caracteriza-se por uma fase de adaptação, constituída de pequenos volumes e tem como principal objetivo o repouso gástrico, a redução de peso é mais acentuada neste período. Duração em média de 3 dias.

*fase pastosa: a consistência da alimentação é modificada porém o volume continua fracionado, mesmo os alimentos estando na forma pastosa orienta-se mastigação. Evita-se gorduras, alimentos fibrosos e de difícil digestão. Duração em média de 10 dias.

*fase sólida: após o término da dieta pastosa o paciente retorna a alimentação de consistência habitual, volume fracionado, líquidos sempre nos intervalos e com algumas restrições iniciais pois não são bem tolerados alimentos fibrosos como por exemplo a casca de frutas, verduras cruas, evita-se também alimentos calóricos. Cada paciente possui sua rotina alimentar diferenciada (horários, preferências) durante o acompanhamento periódico além de focar na reeducação alimentar, avaliação do peso e medidas estas características individuais são preservadas.

**Em ambas as fases da dieta a hidratação é orientada sendo sempre muito importante o consumo de líquidos constante, evitando assim quadros de desidratação.

*Ritmo de Emagrecimento: A perda de peso é mais intensa nas primeiras semanas após a colocação do BIG, após o sexto mês acontece a fase de estabilização, este é um processo natural de adaptação fisiológica. Para a obtenção de bons resultados, é necessário manter cuidados alimentares, ou seja, uma alimentação saudável, balanceada, atividade física regular, e assiduidade nas revisões médicas e nutricionais, o acompanhamento é fundamental para a manutenção dos resultados a longo prazo ou por toda a vida, que é o que se deseja.

Cláudia Ghiasson – Nutricionista CRN 11619

 Iran Moraes Júnior – Nutrólogo CRM 27315

Clínica Gastrobese / (54) 3045-4070