Blog

Bioimpedânciometria – Análise Da Composição Corporal

Nossa saúde depende muito do equilíbrio correto entre os componentes corporais (músculos, gordura, água e ossos). Muitas vezes nosso peso pode estar dentro do nível normal para nossa altura, porém pode haver um desequilíbrio entre a massa magra e a quantidade de gordura corporal, dando-nos uma falsa ideia de que o peso estaria adequado.  Esse desequilíbrio é ainda mais preocupante se a concentração de gordura ocorre no abdome (gordura visceral).

A Clínica Gastrobese dispõe de um equipamento de análise da composição corporal, ou seja, de avaliação dos principais componentes do organismo. Trata-se de um exame que mede a quantidade e distribuição desses componentes através de uma corrente elétrica, imperceptível e segura para o paciente. O método foi iniciado por Thomasset em 1965, evoluindo em 1986 com Lukaski e atualmente conta com alta precisão, com resultados muito próximos do DEXA (equipamento padrão-ouro na análise da composição corporal).

A análise detalhada dos dados fornecidos pelo equipamento permite uma avaliação individualizada da distribuição da massa magra, da gordura corporal, do peso ósseo e da quantidade de líquido no organismo. Tem aplicação na avaliação de pessoas em tratamento para obesidade, desnutrição, retenção de líquido, avaliação pré-operatória e acompanhamento pós bypass gástrico (redução do estômago), assim como avaliação daqueles interessados em iniciar uma atividade física programada, tal como musculação, aeróbica, caminhadas ou corridas.

O exame é indolor, não-invasivo, com resultado impresso, levando poucos minutos para sua realização. Necessita de jejum para ser realizado e o melhor horário é pela manhã, quando os líquidos corporais estão mais estáveis. O aparelho assemelha-se a uma balança digital. As únicas contraindicações para a realização do exame são: gravidez, uso de marca-passo cardíaco e próteses metálicas.

Colaboração: Dr. Iran Moraes Jr.

Médico Nutrólogo

Clínica Gastrobese

Open chat