Blog

Cirurgia Bariátrica Por Endoscopia Ainda Carece de Evidências Científicas

Esta é uma cirurgia que tem complicações graves, sem resultados em longo prazo e sequer tem bases fisiológicas que sustentem resultados em longo prazo.
Vejam o comentário publicado hoje, 06/04/2017, pelo Dr Lee Kaplan Ph.D. Gastroenterologista em Harvard, reconhecido mundialmente sendo um dos principais experts no assunto cujos trabalhos científicos são dos mais citados na bibliografia mundial.

“… O desenvolvimento de meios menos invasivos para atingir estes benefícios permitiria uma disseminação muito maior de terapias eficazes, para distúrbios gastrointestinais (GI), para obesidade e distúrbios metabólicos. Para reproduzir os benefícios da cirurgia bariátrica, no entanto, esses procedimentos e dispositivos endoscópicos precisarão imitar os efeitos fisiológicos e não mecânicos dessas operações.”

Quais os fatores metabólicos que são proporcionados pelas cirurgias bariátricas mais empregadas (Sleeve e Bypass gástrico) ?

Efeitos hormonais sobre a grelina, GLP1 entre outros hormônios; e também aqueles decorrentes da mudança na microbiota gastrointestinal. Não há nenhuma evidência de que tais alterações ocorram e persistam após a PLICATURA ( SLEEVE) GÁSTRICA ENDOSCÓPICA

Aí baseiam-se todas as críticas referentes às terapias “SEM CORTES”.

Vide matéria completa em inglês: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28292401

Open chat