Na eventualidade de falha do bypass gastrico em prover a manutenção da perda de peso, existem ainda possibilidades de tratamento cirúrgico após o insucesso da cirurgia do Bypass Gástrico?
Sim.
Vejam só, quando o paciente submete-se a uma cirurgia bariátrica, busca-se uma perda de peso para resgatar a saúde. Ou seja, a operação não tem finalidade estética.
Em termos de perda de peso, definimos que uma perda de 50% do excesso de peso, ou deixar de ter obesidade mórbida seria uma perda razoável, sobretudo se doenças como diabetes tipo II, dores articulares, hipertensão, apnéia obstrutiva do sono e outras comorbidades desaparecerem.
Contudo, alguns pacientes não perdem o suficiente ou recuperam peso a tal ponto de que o excesso de peso ou comorbidades voltem a comprometer a saúde.
Isto é particularmente comum nos pacientes que apresentam IMC > 50 por ocasião da primeira cirurgia bariátrica.
Nesse caso, não por estética, havendo insucesso no controle de peso através de medidas nutricionais, associadas ou não a medicamentos, uma nova cirurgia poderá ser desejada.
No caso do Bypass Gástrico, potencializar a cirurgia é um processo complexo e, a menos que exista algum problema com a cirurgia inicial, uma nova operação poderá ser recomendada. A imagem anexa pode exemplificar os possíveis recursos cirúrgicos disponíveis:
– Redução do estômago por grampeamento (1) ou por anel (2) quando este estiver dilatado;
– Redução da área absortiva do intestino por um processo chamado “distalização” (3).
-Conversão para outra cirurgia como Duodenal Switch (DS) Clássico (4), ou DS em alça ( SADI-S) (5)
– Conversão para Sleeve gástrico com bipartição intestinal.
Tais procedimentos são bastante elaborados e requerem ser conduzidos por equipes bariátricas experientes e treinadas em cirurgias revisionais.
Carlos Augusto S. Madalosso, CREMERS 17670
Membro internacional da ASMBS/ IFSO
Membro do CBC e
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Clínica Gastrobese
***********************
CONSULTAS PRESENCIAIS E POR TELEMEDICINA
Agendamento de Consultas pelo fone (54)3045 4070, WhatsApp: (54)99118 3648