Blog

Dieta FODMAP – Saiba Mais

FODMAP é o conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal. Eles são classificados como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano.

Assim, esta alta osmolaridade e a formação de gases pela microbiota intestinal acabam por desencadear sintomas como diarreia, distensão abdominal, flatulência e cólica abdominal. Estes sintomas são extremamente prevalentes nos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII), e por isso a maior parte dos estudos relaciona redução destes sintomas após dieta com baixo teor de FODMAP em pacientes com SII.

Saiba mais sobre a análise da composição corporal, clique AQUI! 

A dieta de baixo FODMAP é prescrita temporariamente, até que os alimentos gatilhos sejam identificados, retiram-se da dieta todos os alimentos contidos em uma lista e orienta-se o paciente a seguir com a dieta por algumas semanas, após ocorre a introdução desses alimentos gradativamente, por grupos e em baixa quantidades para que se observe a aparição de sintomas.

Estudos recentes comprovam a eficácia da exclusão temporária de alimentos ricos em FODMAPs na redução de sintomas gastrointestinais em pacientes com SII. Para cerca de 75% dos pacientes as queixas de sintomas gastrointestinais diminuem para quase metade.

Lembrando que a dieta é individualizada a cada paciente, supervisionada pela nutricionista.

 

Entre em contato para saber mais:

  • 54 3045 4070
  • 54 99118 3648
Open chat