Blog

Excelentes Alimentos Que Previnem e Controlam Diabetes

Se você tem diabetes ou conhece alguém que tenha, é importante que estejam cientes dessas “supercomidas” que vão melhorar e muito a saúde e o bem-estar de quem tem a doença. Esses alimentos são muito bons, pois ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, proporcionam a queima de gordura e reduz inflamações, além de muitos outros benefícios.

1. Canela

Esta deliciosa especiaria tem sido frequentemente utilizada em estudos científicos para diminuir o nível de açúcar no sangue. Em um deles, pessoas que ingeriram uma ou mais gramas de canela todos os dias, diminuíram o açúcar no sangue em até 30%. A canela também ajuda a reduzir o triglicérides, o LDL e o perigoso colesterol ruim em até 25%. Isso acontece porque a canela tem boas quantidades de cromo, um mineral que eleva os efeitos da insulina, e também tem antioxidantes que ajudam a diminuir os radicais livres do sangue.

2. Aveia em Corte de Aço

A aveia é um alimento muito saudável e proporciona grandes benefícios à saúde, e ainda ajuda a prevenir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Quer saber mais sobre intestino preso? Clique Aqui! 

Esta versão de aveia em corte de aço pode ser encontrada em estabelecimentos especializados em produtos naturais e orgânicos. Tem uma alta quantidade de magnésio, que ajuda o organismo a utilizar bem a glucose, liberando insulina de forma adequada. Ao contrário das opções industrializadas que você encontra no supermercado, a versão integral é ainda melhor pois tem alta quantidade de fibras, nutrientes e muitos antioxidantes que ajudam a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Se você quer saber mais sobre as maravilhas que a aveia faz para a sua saúde.

3. Batata-Doce

Além de deliciosa, a batata-doce pode ser considerada uma heroína da alimentação, e é ainda melhor para diabetes, pois tem a capacidade de diminuir a hemoglobina glicolisada (HbA1c), acelerando os níveis de glucose no sangue. Também tem diversos tipos de antioxidantes que agem como bons anti-inflamatórios e antivirais naturais, além de qualidades antimicrobianas.

4. Couve-Galega

Vegetais folhosos como a couve-galega são uma excelente fonte de vitamina C e de ácido lipoico, um poderoso micronutriente que ajuda o organismo a lidar com situações de estresse. E qual o benefício da couve no caso da diabetes? Justamente o ácido lipoico, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, e ainda fortalece os nervos danificados pela neuropatia diabética.

5. Brócolis

O brócolis contém um composto chamado sulforafano, que aciona diversos processos anti-inflamatórios e ainda melhora e controla os níveis de açúcar do sangue, também protegendo as veias sanguíneas. O sulforafano atua como um desintoxicante natural no organismo, fazendo com que as enzimas transformem toxinas perigosas em compostos neutros que não fazem mal à saúde.

6. Azeite de Oliva

Uma alimentação com uma boa quantidade de azeite reduz em até 50 por cento o risco de desenvolver diabetes tipo 2, se comparado a uma dieta rica em outros tipos de gorduras. Além de ser uma excelente fonte de gordura saudável, o azeite é rico em nutrientes com funções antioxidantes, protegendo as células do organismo e evitando o desenvolvimento de doenças cardíacas. Uma dica: se possível, opte pela versão extra virgem, prensado a frio. Além de gostoso e saudável, o azeite tem outras incríveis funções.

7. Psyllium

Psyllium é a casca retirada das sementes de uma planta do gênero Plantago e pode ser encontrada em lojas especializadas na venda de produtos naturais e orgânicos, e pode até ser comprada pela internet. Seu nome é pouco popular no Brasil, mas tem ganhado notoriedade por se tratar de um um alimento riquíssimo em fibras que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, portanto é ideal para diabéticos. No entanto, há uma informação importante a respeito desse suplemento: caso esteja tomando algum medicamento, é recomendável consumir o psyllium no mínimo quatro horas antes, pois ele diminui a absorção dos medicamentos no organismo.

8. Quinoa

Embora seja um grão, o valor nutricional da quinoa aproxima-se mais do espinafre do que do arroz ao fazermos tal comparação. Ao contrário da maioria dos grãos, esse é uma incrível fonte de proteínas “completas”. É riquíssimo em fibras e ajuda a controlar os níveis de sangue no organismo, ajudando você a viver mais e melhor.

Open chat