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Importância da Hidratação Diante do CoronaVírus

Alguns hábitos diários podem ter um impacto significativo diante ao coronavírus, como o hábito de tomar água. Sim, algo muito simples, mas que pode ter uma gigantesca relevância perante à situação que estamos vivendo.

A água é um elemento fundamental ao organismo, está presente no sangue e nas células, exercendo várias funções essenciais. É o meio de transporte de várias substâncias, desde a sua ingestão, absorção até a eliminação. Contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade, e é o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e processos infecciosos como a gripe, ou mesmo a Covid-19.

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Nosso sistema imunológico é composto por inúmeras células, órgãos e tecidos que, de maneira conjunta, atuam para a proteção do nosso corpo, produzindo anticorpos que auxiliam no combate de vírus e bactérias. Portanto, manter uma boa ingestão diária de água é essencial para uma boa imunidade.

A desidratação muda a fluidez do sangue, comprometendo o transporte de nutrientes e oxigênio, impedindo o funcionamento adequado das células, atrapalhando a resposta imunológica do nosso organismo. Manter a hidratação adequada do nosso corpo permite o funcionamento da imunoglobulina IgA (presente principalmente na saliva), que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções.

Os idosos são considerados grupo de risco para a desidratação, pois eles apresentam comprometimento dos sistemas que regulam o equilíbrio da água corporal, tendo menos sede e maior chance de perder água e eletrólitos. Daí a importância de conscientização de todos sobre a necessidade de consumir água ao longo do dia.

Um parâmetro interessante para saber se a quantidade de água tomada está adequada é olhar para a coloração da urina, a qual não pode estar nem muito amarelada nem muito clara, o ideal é que esteja levemente amarelada.

Além do consumo adequado de água, é fundamental que se mantenha uma alimentação equilibrada e variada, composta por todos os grupos de nutrientes, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem, pois tudo isso é essencial para termos uma boa imunidade.

Fonte: SESI

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