Blog

Mudanças na Imagem Corporal após a Cirurgia Bariátrica

A Imagem Corporal é a representação mental que cada indivíduo faz de seu corpo, bem como a forma que é vivenciado pelo mesmo. O desenvolvimento de nossa Imagem Corporal ocorre gradualmente, através de informações recebidas do ambiente externo, bem como das percepções internas, iniciando na infância e seguindo ao longo da vida, baseando-se também na maturidade neurológica de cada indivíduo. Paralelamente à constituição da Imagem Corporal, ocorre a construção psicológica da autoestima, pois ambos estão ligados.

Considerando-se estes aspectos, percebe-se que o processo de emagrecimento proporcionado pela Cirurgia Bariátrica, em grande parte dos casos, proporciona uma melhora na forma de sentir e perceber o próprio corpo e sua imagem, pois influencia diretamente em questões de autoestima.

Importância da Hidratação Diante do CoronaVírus. Saiba Aqui. 

Observa-se que pessoas que não se relacionavam bem com o próprio corpo antes da cirurgia, podem apresentar dificuldades para sentir a mudança na imagem corporal real após a mesma, sendo que nestes casos é possível auxiliar o paciente através de acompanhamento psicológico direcionado, pois como o emagrecimento geralmente ocorre de forma rápida, torna-se necessário acompanhar o processo de adaptação à nova imagem corporal.

A mudança na imagem corporal não possui um tempo determinado para ocorrer, pois está relacionada à percepção de cada individuo, mas torna-se importante observar que o corpo do espelho e o corpo da mente podem não ser iguais, mas precisam estar próximos, a fim de que a imagem mental e a real possam estar em harmonia, favorecendo o bem estar do paciente.

Após a Cirurgia Bariátrica, o cuidado com o corpo é fundamental e por isso a Imagem Corporal está diretamente relacionada a este processo que envolve o olhar-se no espelho e permitir-se vivenciar estas mudanças.

 

Psicóloga Sara Vassoller

CRP: 07/19421

Open chat