Blog

O que muda na relação do paciente com a comida após a Cirurgia Bariátrica?

 

Após a Cirurgia Bariátrica a principal mudança que ocorre na vida do paciente é a mudança alimentar, a qual deve ser acompanhada por profissional Nutricionista, o qual irá orientar e acompanhar o paciente no processo de adaptação à nova forma de se alimentar.

Porém, além da mudança da dieta, existem algumas mudanças psicológicas também envolvidas com este processo, pois antes da cirurgia bariátrica, a comida pode ser um prazer central na vida do paciente e após a mesma será necessário abordar esta questão, considerando que o comer exagerado para aliviar ansiedades e frustrações não será mais possível.

Clique aqui e entenda melhor quem pode fazer uma Cirurgia Bariátrica ou Metabólica

Desta forma, no acompanhamento psicológico pós cirúrgico, aborda-se com o paciente os seguintes aspectos, pensando em sua relação com o alimento:
– Concentrar-se para comer, ou seja, focar sua atenção no ato de comer e procurar não realizar outras atividades enquanto está comendo, além de procurar comer devagar, pois após a cirurgia bariátrica o ato de comer torna-se um momento especial, precisando de seu investimento emocional e atenção focada!
– Considerando que o comer não poderá ser a compensação pelas frustrações após a cirurgia, é fundamental construir com o paciente a ampliação de sua rede de satisfações saudáveis, a fim de oferecer ao psicológico outras opções saudáveis, como a prática de atividades físicas, reservar um momento para leitura, artesanato, entre outras atividades que o paciente goste.

 

Considerando-se estes aspectos, percebe-se o quanto o acompanhamento com equipe multidisciplinar após a cirurgia é fundamental.

Invista em sua relação com a comida de forma saudável! Persista em sua saúde!

Psicóloga Sara Vassoller
CRP:07/19421

Open chat