Blog

Por que tratar a Obesidade?

Quando falamos em obesidade, logo lembramos das doenças que podem estar associadas e nas dificuldades que esta condição pode trazer à vida do paciente.

Porém, percebe-se a importância de pensarmos também nos benefícios que o tratamento da obesidade pode proporcionar à vida do obeso, incluindo não somente aspectos físicos, mas também psicológicos e neste viés, são incluídas atividades do dia a dia, as quais, dependendo do grau de obesidade, dificultarão a vida diária das pessoas, tendo como exemplo: conseguir calçar o próprio calçado, caminhar sem cansar ou suar, poder brincar com os filhos e/ou outras crianças sem cansar excessivamente; cruzar as pernas, enfim, atividades consideradas básicas, mas que, depois de um tempo, tornam-se difíceis de realizar, influenciando também no aspecto psicológico, pois ficam com a sensação de não poder concluir algo visto como corriqueiro.

Saiba mais sobre Aspectos Nutricionais na Colocação do Balão Intragástrico: Clique Aqui!

Além disso, as comorbidades associadas à obesidade podem ameaçar a vida do obeso, refletindo também nas questões de autoimagem e autoestima, as quais estão diretamente ligadas na percepção que a pessoa tem de si mesma e na sua relação com o seu ambiente externo!

Considerando estes aspectos, percebe-se que nossa saúde física interfere diretamente em nossa saúde psíquica, ou seja, somos um todo em constante interação!

Por isso, é fundamental pensar nas mudanças de hábito e na nova vida que o tratamento da obesidade pode proporcionar! Cuidar de sua saúde é cuidar de Você!

Psicóloga: Sara Vassoller / CRP: 07/19421

Open chat