Blog

RETOCOLITE ULCERATIVA: A Doença do Primeiro Ministro do Japão

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de 65 anos, anunciou nesta sexta feira (28 de agosto), a intenção de renunciar ao cargo por um problema de saúde. O premiê sofre de retocolite ulcerativa, doença crônica que causa inflamação no cólon.

O que é a retocolite ulcerativa?

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso. É uma inflamação que pode ocorrer em todo o intestino ou em parte dele. A condição é dolorosa, o quadro pode ser limitante, já que os sintomas incluem diarreia frequente com sangramento retal, e às vezes, dor abdominal.

Entre os sinais mais comuns da doença, estão dor abdominal, diarréia (eventualmente com sangue), febre, emagrecimento, falta de apetite e fadiga.

O diagnóstico é feito através de exames como colonoscopia, com biópsia. Exames de sangue e fezes, tomografia ou ressonância magnética também pode ser necessário.

O tratamento da Retocolite Ulcerativa tem como objetivo controlar a inflamação, reduzir os sintomas e melhor a qualidade de vida do paciente. Há uma série de novas medicações para controle adequado da doença e a sua escolha depende do paciente e da gravidade da doença.

Ramir Luan Perin | Coloproctologista – CREMERS 40049

Coordenador ambulatório de doenças inflamatórias intestinais HSVP

Open chat