Blog

Sangramento Anal: Entenda Suas Causas

O sangramento vermelho vivo nas fezes ou após as evacuações é umas das queixas mais frequentes relacionadas ao aparelho digestivo, por vezes esse sinal é ignorado por meses pelos pacientes. Entretanto, outros ficam bastante alarmados quando apresentam essa manifestação.

O sangramento pode se manifestar de forma vermelho vivo no papel higiênico ou vaso sanitário, ou mesmo, ao redor das fezes. Esse sangramento é proveniente de alterações relacionadas ao trato gastrointestinal inferior (porção final do intestinal e região anal), na maioria das vezes, relaciona-se a doenças benignas e de fácil resolução.

 Saiba mais sobre a dieta FODMAP, Clique Aqui!

Para nós médicos, esse sinal, é sempre de alerta e deve ser investigado. Na maioria dos casos pode tratar-se de um pequeno trauma (machucado) relacionado a saída das fezes mais endurecidas, fato este, que pode estar acompanhado de uma fissura anal, condição dolorosa e que causa incômodo ao paciente e necessita de acompanhamento de profissional qualificado. Também pode estar relacionado a mamilos hemorroidários aumentados, que podem ser internos ou externos (ou ambos) e apresentam diversas alternativas para seu tratamento adequado.

Por outro lado, o sangramento pode estar relacionado a doenças mais graves e com maior urgência no seu tratamento, como câncer de intestino ou doença inflamatória intestinal, o que demanda maior preocupação e atenção.

Essa condição pode ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos, com causas diversas de acordo com a faixa etária. Por isso, sempre que houver sangramento anal, emagrecimento, dor abdominal, muco/secreção nas fezes e fraqueza exigem uma avaliação do médico especialista, no caso, o coloproctologista, que é capaz de avaliar a região anorretal (porção final do intestino grosso), todo o intestino e, se necessário, realizar a colonoscopia.

Ramir Luan Perin – Coloproctologista / Professor da faculdade de medicina da UPF.

Open chat