Blog

Seu Cabelo se Alimenta e Ele Pode Estar Faminto!

O nosso cabelo pode cair por diversas razões como estresse, dermatites e também deficiências nutricionais. Se você suspeita que seu cabelo passou a cair após o início da reeducação alimentar talvez você sem querer tenha deixado algum nutriente de lado, então vem dar uma olhada nos principais alimentos para combater a queda capilar (observação: não deixe de consultar seu dermatologista e descartar outras possibilidades).

Proteínas: a quantidade adequada de aminoácidos é essencial para que seu corpo possa produzir queratina e colágeno: componentes que fortalecem o fio e previnem que ele caia ou fique com aspecto de mal cuidado. Você pode encontrar proteínas em carnes, ovos, laticínios – assim como em feijões e outras leguminosas (lentilha, soja, ervilha, etc.).

Magnésio: encontrado em frutos do mar, grãos integrais, oleaginosas e vegetais verde escuros – é essencial para a formação de proteínas que fortalecem os fios.

Zinco: o mineral ajuda a controlar a oleosidade excessiva no couro cabeludo, contribuindo para deixar o fio mais encorpado e brilhoso. Para inclui-lo na sua alimentação, invista em castanha do Pará (não mais que duas por dia), sementes de girassol e abóbora, frutos do mar, gérmen de trigo, cogumelos e ovos.

Cálcio: sua carência deixa o cabelo fraco, opaco e quebradiço. É encontrado em leite e derivados, além de vegetais verde escuros, melado de cana e quiabo.

Hepatite e câncer no fígado, saiba mais Aqui! 

Vitamina A e Carotenoides: encontrada em vegetais e frutas como cenoura, brócolis, espinafre, abóbora, mamão, melão e damasco, assim como em ovos e leite, a vitamina ajuda a controlar a produção sebácea e a renovação celular, além de melhorar a elasticidade do fio.

Biotina: também conhecida como vitamina B7 ou B8, ela ajuda a deixar cabelos e unhas mais fortes, além de contribuir no crescimento dos mesmo. Você encontra essa vitamina na soja e outras leguminosas, cereais integrais como aveia e gérmen de trigo,  gema do ovo, peixes e em algumas frutas como abacaxi, banana e melancia.

Ferro: a anemia tem como uma das consequências a queda do cabelo, assim como fios mais fracos e opacos. Para prevenir essa carência, consuma feijões, vegetais verde escuros, castanhas e carnes em geral (principalmente fígado).

Cápsulas: existem muitos nutri cosméticos e suplementações que ajudam na queda capilar – mas nem todo mundo precisa se prender à um remédio. Muitas vezes apenas precisamos nos alimentar de forma equilibrada e parar de tentar ignorar a má alimentação! Quando usamos um ou outro suplemento estamos disfarçando toda uma carência nutricional que nossa alimentação cotidiana está causando e quando nos reeducamos corrigimos não uma ou outra, mas diversas falhas no nosso organismo e metabolismo – inclusive obtendo melhorias que nem nos atentamos que precisávamos.

Open chat