Coloproctologia

A coloproctologia é uma especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso (também conhecido como cólon), reto e ânus. O coloproctologista, proctologista ou cirurgião colo retal é o médico especialista capacitado a diagnosticar e tratar estas doenças. Após a graduação, o médico que deseja se especializar em coloproctologia deve, necessariamente, realizar primeiramente a especialização/residência em cirurgia geral durante 2 ou 3 anos e depois estará apto a continuar sua especialização na área de coloproctologia, estudando por mais 1 ou 2 anos. Então o profissional estará habilitado a realizar consultas, cirurgias e exames diagnósticos para o tratamento das doenças intestinais. 

O estudo da coloproctologia, apesar de aparentar recente, na realidade tem um histórico documentado há mais de 5.000 anos. Hoje, a especialidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina e através da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), órgão responsável por realizar anualmente congresso de atualização e reciclagem, credenciar serviços médicos aptos para o ensino da especialidade e emitir certificado de qualificação.       

QUE DOENÇAS O ESPECIALISTA EM COLOPROCTOLOGIA TRATA? Existe uma série de distúrbios e doenças que podem afetar os intestinos, reto e ânus, que são tratadas pelo coloproctologista:
câncer de intestino grosso e reto (câncer colorretal) doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa, doença de Crohn, entre outras) infecções (parasitas, bactérias e vírus) distúrbios funcionais (síndrome do intestino irritável, doença do colon irritável, etc) tumores benignos de intestino, reto e ânus pólipos intestinais constipação e diarreias crônicas hemorroidas, fissuras e absessos anais fístulas anorretais incontinência anal doenças venéreas do ânus e reto (condilomas e sífilis) e muitas outras QUANDO DEVO PROCURAR UM COLOPROCTOLOGISTA? Os principais fatores que indicam a necessidade de uma consulta com o médico são: sangramento anal dificuldade para evacuar dor e cólica abdominal frequentes diarreia crônica (por mais de 3 semanas) alteração do ritmo intestinal prisão de ventre (constipação intestinal) dor ao evacuar histórico familiar com câncer intestinal Como podemos observar pelas inúmeras doenças e sintomas que foram apresentadas, caso o paciente tenha qualquer um destes sinais é imprescindível que procure um coloproctologista o mais rápido possível.

COMO SÃO OS TIPOS DE TRATAMENTOS E CIRURGIAS FEITOS PELO COLOPROCTOLOGISTA? Nos últimos anos, os tratamentos e cirurgias das doenças da região intestinal e anal evoluíram muito. Atualmente existem as cirurgias minimamente invasivas, como o THD (transanal hemorrhoidal dearterialization) que é um procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de hemorroidas. Este método reduz de maneira significativa a principal queixa do pós-operatório, que é a dor. Está cada vez mais frequente também a cirurgia laparoscópica de incisão única, mais conhecida também como a cirurgia de single port, para tratamento de outras doenças intestinais. Esta é realizada por um único corte na cicatriz umbilical, ao invés de vários cortes na parede abdominal, com a vantagem estética  e recuperação mais rápida que as cirurgias tradicionais. Independente do sexo, idade e histórico médico do paciente, somente um diagnóstico feito pelo especialista poderá dizer qual doença está o afetando e fazer o tratamento de forma adequada. Apesar de as técnicas cirúrgicas serem modernas e evoluídas, o ideal é começar o tratamento o quanto antes para evitar complicações futuras.