Posted by
Psicologia

Que o esporte é um recurso fundamental para o bem-estar físico, todos nós sabemos. No entanto, você sabia que ele também é super importante para a saúde mental? Exercícios físicos ou prática cotidiana de esporte ajudam a tratar problemas como depressão, tristeza, ansiedade, insônia, luto, mau humor, baixa autoestima, stress e timidez. Vamos dar uma olhada?

Menos tempo para a tristeza

Apoio-da-família-para-sair-da-depressão

Peguemos como exemplo o caso da depressão. Como destacado por muitos psicólogos, a pessoa que sofre com o distúrbio necessita da proximidade familiar e também de incentivo para sair do isolamento.

É aí que entra o esporte como ferramenta para ajudar a reduzir os efeitos da depressão. Isso porque, além de produzir a sensação de bem-estar física e mental, também promove a socialização quando realizado de maneira coletiva, como futebol, vôlei ou até mesmo uma caminhada com um amigo.                                                                                                                     Ou seja, quanto mais envolvido socialmente e esportivamente, menor será o tempo em que você se encontrará sozinho, e menor será o risco de dar de cara com a tristeza.

Aumento de motivação e disposição

Além disso, o esporte deixa a pessoa mais ativa e disposta, o que poderá motivá-la a desempenhar outras atividades e tentar novos desafios. Corri 4 km hoje? Por que não tentar 5 km amanhã? Por que não aproveitar para finalmente aprender a nadar? Exercitar-se faz com que a pessoa passe a sentir-se mais útil e capaz, além de se autodesafiar a tentar novas atividades. E, outra vez sobra menos tempo para a tristeza.
O esporte para melhorar sua auto estima

midia-indoor-bicicleta-passeio-parque-exercicio-casal-bike-par-homem-mulher-exercicio-exercitar-felicidade-feliz-saude-saudavel-natureza-sorriso-sorrir-ferias-fim-de-semana-1270852248626

O mesmo ocorre com a questão da baixa autoestima, principalmente a que está relacionada a distúrbios alimentares. Uma pessoa com sobrepeso, por exemplo, tende a sair menos de casa, sentir-se mais triste e buscar alívio para a ansiedade justamente nos alimentos. No entanto, ao entrar em contato com o esporte a situação muda. São diversos os exemplos de pessoas que perderam peso se exercitando e passaram a sentir-se mais felizes com seus corpos, o que gera autoconfiança e ajuda nas relações sociais e, claro, pessoais.

Quer desestressar? Mova-se!

O stress também pode ser trabalhado com o esporte, já que a prática ajuda a relaxar e faz a pessoa desconectar de questões que afetam seu cotidiano. O mesmo passa com quem sofre com ansiedade, pois o corpo, ao ser exercitado, produz a endorfina, considerada um calmante natural.

Dicas para começar atividades esportivas

Cabe destacar que a mudança não necessita ser radical, melhor começar aos pouquinhos, para que o corpo e a mente tenham tempo para se acostumar com atividade e a nova rotina. Veja algumas dicas dadas por psicólogos:

  • Comece devagar para ir ganhando ritmo. Se preferir, ao invés de ir à academia, você pode optar por caminhadas ou corridas
  • Busque companhia. Isso ajuda na integração, promove interação, conversas e trocas de experiências que podem lhe fazer bem. Nesse sentido, esportes coletivos são ideais, os quais também ajudam em quadros de timidez;
  • Em algumas cidades, há grupos de terapia coletiva que desenvolvem diversas atividades, entre elas exercícios físicos;
  • Não use a idade como justificativa. Há sempre um tipo de exercício ideal para a sua faixa etária e preferências;
  • Evite excessos, pois pode levar à vigorexia, um problema de dependência de exercícios físicos.
  • Muitos psicólogos consideram o tratamento terapêutico mais efetivo quando associado à prática do esporte ou realização de atividades físicas. Por isso, dê o primeiro passo e garanta uma vida mais saudável para seu corpo e sua mente!

 

Fonte: MundoPsicologos e Rob124

 

 


Para mais informações sobre esse assunto entre em contato conosco
Ligue : + 55 54 3045-4070
Página do Facebook : Clínica Gastrobese
Acesse: www.gastrobese.com.br
Nosso canal no youtube