Posted by
Alimentação, Saúde Equilibrada
O diabetes melito é uma doença que se caracteriza pela dificuldade do organismo em manter o açúcar no sangue (glicemia) em níveis normais. Indivíduos previamente sadios podem, em decorrência do diabetes, desenvolver complicações em diversos órgãos, como nervos, coração, olhos, artérias e rins.

Snap__27_

A manifestação renal no paciente com diabetes é chamada de nefropatia diabética. A doença é progressiva. De início totalmente assintomático ou com mínimas manifestações urinárias, pode evoluir com perda de proteínas pela urina, insuficiência renal e, em casos avançados, para situações em que há necessidade de diálise.

 

Diagnóstico

  • O diagnóstico precoce da nefropatia diabética é realizado por meio de exame de urina, chamado microalbuminúria.
  • Já nas fases mais avançadas da doença, pode-se identificar elevação nos níveis sanguíneos de creatinina e ureia, bem como a presença de proteína na urina.

Prevenção

  • A prevenção é feita principalmente com controle rigoroso do diabetes.
  • Já nos casos de doença renal instalada, além dos cuidados com o diabetes, são necessários a utilização de medicações específicas para impedir o avanço da nefropatia e o controle rígido da pressão arterial e do peso.

Quanto mais precoce for iniciada a assistência nefrológica, melhores serão as chances de se atenuarem as manifestações renais desses pacientes.


Para mais informações sobre esse assunto entre em contato conosco
Ligue : + 55 54 3045-4070
Página do Facebook : Clínica Gastrobese
Acesse: www.gastrobese.com.br
Nosso canal no youtube